Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu Clube

O Meu Clube

02
Dez20

A Defesa do Benfica

A época passada o Benfica tinha uma boa defesa, senão repare-se do lado direito, tinha o André Almeida um jogador que considero bastante bom, mas que por qualquer motivo que nunca percebi é um mal-amado e grande parte da comunicação social teima em queima-lo, depois para o mesmo lugar existia Tomas Tavares que embora não fosse excelente, cumpria e estava em desenvolvimento. No meio tínhamos a excelente dupla constituída por Ruben Dias que para além de ser um assumido benfiquista era uma voz de comando no campo e no balneário, tínhamos também Ferro que considero um bom defesa que sofreu uma campanha na comunicação social para o queimar e atribuir-lhe responsabilidades muitas vezes por coisas que resultavam do elo mais fraco do Benfica na defesa na época passada que era e é um jogador amado pela comunicação social, falo de Grimaldo que ataca muito bem, mas a defender é péssimo, para a sua posição de defesa esquerdo existia também Nuno Tavares que têm bastante potencial e uma margem de progressão enorme. Os outros centrais eram Jardel que dispensa apresentações e Conti que nunca se impôs, mas cumpria.

Nova época, esta, e o que Jesus e Companhia fizeram?

Destruíram a defesa do Benfica

Um dos primeiros erros foi comprar um defesa direito de 80 mil euros por 2 milhões, este negócio não cabe na cabeça de ninguém, mas coube a Vieira e a Jesus. Um defesa que é um cepo e para que não existisse pressão sobre o cepo, Jesus e Companhia tiveram a bela a ideia de dispensar Tomas Tavares, um jogador em pura ascensão. O plano corria bem não fosse o Azar de André Almeida se lesionar para o resto da época e desta forma ficou Gilberto com o Rabo de fora para apanhar as balas e mostrar aquilo que ele é, um jogador sem categoria para vestir a camisola do Benfica. Aliás, a Lesão de André Almeida até era de certo modo previsível porque ele na época passada já teve muitos problemas físicos e esteve de fora de alguns jogos. Não contavam era com a duração da Lesão. Hoje aqueles que na época passada diziam mal do André Almeida devem começar a perceber que afinal ele não era assim tão mau jogador como o costumavam pintar em comparação com o titular Gilberto.

Depois como a comunicação social passou o ano passado  época toda a dizer mal de Ferro, era imperativo para Jesus arranjar um Defesa Central e arranjou… Vertonghen que como grande cartão de visita é um dos responsáveis pela eliminação do Benfica frente ao Paok onde marcou um belo autogolo, no entanto Vertonghen ate nem é muito mau, mas têm um facto que pesa,  a sua idade 33 anos. Ou seja, é um jogador velho que está em fim de  carreira por isso não existe nenhuma possibilidade de ganhar algum dinheiro com ele, de ter um retorno financeiro pelo seu investimento. O que existe é a certeza que dentro de 2 ou 3 anos o Benfica precisa claramente de um jogador para essa posição devido ao peso da idade de Vertonghen.

Depois tínhamos no início desta época, Ruben Dias o Patrão da defesa que se tratou de vender com o argumento que já não estávamos na Champions e Ruben era um jogador caro. Mais uma vez foi preciso arranjar um jogador,  qual foi a solução, outro velho Otamendi com 32 anos, que tinha, além disso, têm a agravante de ter sido jogador influente do FC Porto. Otamendi como é sabido e de conhecimento geral praticamente em todos os jogos que jogou ate agora comprometeu o Benfica porque não está em boa forma física e provavelmente não vai estar nunca devido a sua idade, no entanto, ao contrário de Ferro, Otamendi é protegido por Jesus e pela comunicação social que protegem e desculpam todos os erros graves que têm cometido quando oferece golos aos adversários do Benfica. De lembrar também que Otamendi custou 15 milhões, um valor elevado para um central e têm um bom ordenado tal como Jan Vertonghen é velho e esta em fim de carreira.

A época passada o Benfica com a dupla Ruben Dias/ferro tinha centrais para muitos anos, Jesus consegui arranjar um problema para o Benfica que é a necessidade de num futuro próximo ter que comprar 2 centrais por Otamendi/ Vertonghen pendurarem as botas, sem receber nenhum dinheiro com uma possível venda dos mesmos.

Depois Jesus dispensou Conti e arranjou Tobido que ninguém sabe quem é, mas veio do Barcelona por isso veio com fama de bom jogador apesar da sua tenra idade e é tão bom que se lesionou logo nos treinos e esta no estaleiro.

Jesus têm ainda Jardel que continua a ser o Bombeiro de serviço, embora corra sempre o risco de se lecionara. Temos também Ferro, a quem Jesus espetou com um Ferro preso algures na bancada, ninguém no seu bom senso espera que Ferro venha a ter oportunidades de vestir e suar a camisola para o campeonato com Jesus no comando. Ferro provavelmente será um dos dispensados no fim da época (Ferro de Titular e grande promessa do Futebol Português inclusive possivelmente até na Seleção, provavelmente a dispensado no fim da época, fazendo assim uma saída do Benfica pela porta pequena)

Agora Jesus quer outro Central, um Brasileiro, mais uma negociata…

Para o lado esquerdo, na minha opinião, o lado mais fraco da equipa a época passado, Jesus não mexe e deixar Grimaldo continuar a jogar e a fazer o que ele faz bem, que é atacar, defender é para os outros. (Interessante é o facto de alguma comunicação social começar agora a reparar que Grimaldo não é bom a defender e começam a criticar)

Nuno Tavares continua a ser um jogador promissor inclusive elogiado por Jesus, mas não acredito que este o coloque a jogar no lugar de Grimaldo. Se por acaso colocar a jogar, Jesus como já demonstrou,  quer que Nuno Tavares jogue a Grimaldo, ou seja, que ataque bastante e suba no terreno, e Nuno Tavares não têm essas características,  não é muito forte a atacar por isso não chega aos pés e a qualidade de Grimaldo embora seja mais forte a defender que Grimaldo.

Nuno Tavares também pode jogar a Defesa Direito e devia estar  fazê-lo já no lugar de Gilberto que como eu disse não presta, mas Jesus prefere inventar e colocar um médio a defesa Diogo Gonçalves para provavelmente… deixo para si que estas a ler as conclusões que quiser sobre esta invenção de Jesus, colocar Diogo Gonçalves a Defesa Direito, talvez partilhe a minha opinião noutro momento sobre este assunto.

 

Pronto parece-me que consegui provar que Jesus e companhia conseguiram pegar numa Defesa relativamente Forte e Aceitável pela massa adepta do Benfica, defesa essa que podia durar uns anos sem investimentos avultados e Jesus consegui construir uma Defesa Permeável Fraca e que no futuro bastante próximo o Benfica vai necessitar de continuar a gastar dinheiro com a mesma para manter a sua eficácia.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub