João Neves
Finalmente, o Benfica vendeu o João Neves ao PSG e é oficial, depois da novela que se arrastou durante um tempo para chegar a acordo.
Como benfiquista, estou bastante satisfeito por o Benfica ter vendido este jogador por 60 + 10 milhões, um valor muito acima do que é, para mim, o real valor de João Neves. Diria que vale metade, apenas 20 a 30 milhões. Julgo que o Benfica conseguiu, mais uma vez, vender gato por lebre, à semelhança do que fez com Enzo Fernández e João Félix, porque consegue arrecadar valores muito acima do real valor dos jogadores.
Na minha opinião, daqui a um ano, o João Neves estará a ser dispensado do PSG por falta de qualidade para aquele plantel porque falta-lhe 10 cm em altura e alguns quilos de peso. Espero, no entanto, estar errado com esta previsão, mas que vais ser dispensado vai, Neves o suplente de luxo do PSG.
João Neves foi, durante todo o tempo que atuou no Benfica, um jogador sobrevalorizado e levado ao colo pela comunicação social e pelos adeptos benfiquistas, que se rendiam a cada toque que ele dava. João Neves sempre me fez lembrar um jogador que passou no Benfica e que também foi sobrevalorizado pelos adeptos e pela comunicação social, refiro-me a Julian Weigl. Hoje, já ninguém se lembra dele.
João Neves, enquanto esteve no Benfica, não construía jogo ofensivo, limitava-se a passar a bola da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Enfim, para o lado e para trás eram estas as suas armas, colocar bolas em profundidade não era para ele. Destruía também o jogo adversário. Por isso, é com naturalidade que, na época e meia que jogou no Benfica, tenha apenas quatro assistências e dois golos nos 50 jogos da Liga Portugal. São estes os resultados de um grande jogador, de um médio naquela posição? Penso que não.
O Benfica, a época passada, teve um projeto que era rentabilizar e vender João Neves. Conseguiu, não pela cláusula de rescisão que era de 120 milhões, um barrete de 120 milhões, mas enfia um barrete de 60+10 milhões ao PSG. O João vai para a Liga Francesa, na Inglesa e Espanhola não houve propostas, não o quiseram. Os clubes tinham os olhos abertos. Em França e em Paris existem muitos portugueses, é giro ter um “craque português” do Benfica a jogar no PSG. Um barrete.
Julgo que o Benfica está muito bem servido na posição com Florentino, Barreiro e Renato Sanches, não necessita do João Neves. Daqui a um ano, no SLB, ninguém se vai lembrar dele.
Boa viagem, João Neves, e "Bonne chance"
https://www.sapo.pt/noticias/desporto/oficial-joao-neves-no-psg_66b0db0e3d3c6171cb0d69e4